1. Requisitos de Hardware do GBDS 4

1.1. Hospedagem

O GBDS pode ser hospedado como uma solução de software on-premises usando uma estrutura física determinada, ou em um ambiente virtualizado, local ou remotamente (nuvem). O GBDS requer um cluster com, ao menos, três nós para funcionar corretamente e prover a redundância correta para tolerância a falhas, de acordo com seu fator de replicação.

Note

Os nós do GBDS devem compartilhar informação dentro do cluster. Logo, a infraestrutura de rede é um item extremamente importante para a correta operação da aplicação, especialmente em ambientes virtualizados, e um switch dedicado deve ser providenciado para comunicação interna entre os nós de cluster.

As necessidades de hardware para a aplicação devem ser medidas de acordo com as particularidades de projeto, tais como as modalidades biométricas a serem usadas, tempo de resposta, volume de transações, etc. Sendo o GBDS uma aplicação que faz alto uso de recursos de CPU e Memória, é mandatório que, em ambientes virtualizados, cada CPU virtual represente uma CPU física não-compartilhada, de modo a evitar mal funcionamento devido a compartilhamento de recursos.

1.2. Necessidades Específicas de Hardware

O GBDS é baseado no framework open-source Hadoop e não demanda nenhum hardware específico para funcionamento, tal como GPUs, etc.

O uso de Discos de Estado Sólido (SSDs) é altamente recomendado para armazenamento do sistema e de informações biométricas, de forma a acelerar o processo de inicialização e prevenir qualquer mal funcionamento de escrita ou leitura. CPUs que permitem Hyper-Threading também são recomendadas para melhorar as capacidades de processamento.